segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

29ª Reunião Ordinária - 16/02/2.012

 Composição da mesa diretora, da esquerda para a direita:
A companheira Patrícia Cristina V. S. Gorisch, palestrante;
Eustázio Alves Pereira Filho, Presidente Agregador do Rotary Club Santos-Praia;
Maria Lúcia T. Moita, Presidente Agregadora do Rotary Club Santos-Boqueirão;
A companheira Rosângela S. T. Novaes, palestrante;
A companheira Maria Claudete R. Costa, 1ª Diretora de Tesouraria.
 A companheira Mariângela F. Veiga, 1ª Diretora de Secretaria, divulgou o XVIII Encontro de Associações e Casas da Amizade, que se realizará no dia 29/03/2.012, sob o comando da esposa do Governador, Sonia Maria Rancon Dias, na Casa da Fazenda do Morumbi, das 8h30min. às 16 horas; Convite - R$85,00;

Divulgou também, a comemoração do "Dia Internacional da Mulher", organizada pela ASFAR, a realizar-se no dia 07/03/2.012, às 15h30min. na Associação dos Médicos de Santos, à Av. Ana Costa, 388; Na ocasião a psicóloga Mônica de Lima Azevedo proferirá a palestra "Mulher, Seus Anseios e Suas Conquistas".

Do Minuto da Governadoria, informou com muita alegria, que no dia 13 de janeiro de 2.012, a India completou 1 ano sem novos casos de poliomielite aguda.

O companheiro Eustázio Alves P. Filho, Presidente de nosso clube padrinho RCSantos-Praia, divulgou o espetáculo "Malandragem", um tributo a Adoniran Barbosa e Noel Rosa, apresentado pelo Balé da Cidade de Santos, no dia 02/03/2.012, às 21 horas, no Teatro Coliseu;
Essa realização do Rotary Club Santos-Praia, tem caráter beneficente em prol da APAE-Santos.
Convite: R$ 40,00

 A companheira Leila Nader, leu o currículo de nossa companheira Rosângela da Silveira Toledo Novaes, nossa palestrante.

 A companheira Isabela de Castro e Castro, Presidente fundadora do Rotary Club Santos-Boqueirão e atual Oficial de Intercâmbio, leu o currículo da companheira Patrícia Cristina Vasques de Souza Gorisch, nossa palestrante.

 A respeito dos relacionamentos homoafetivos, a companheira Rosângela Novaes, iniciou a sua palestra informando que o Direito não regulamenta sentimentos e sim os efeitos deles advindos.
Falou da diferença entre homossexualismo e homossexualidade, afirmando ser este último -  homossexualidade - o termo correto para definirmos o modo de ser de pessoas que sentem atração afetiva por pessoas do mesmo sexo.
Salientou que o que define a orientação (e não opção) sexual é o objeto do desejo: homem ou mulher.

Homofobia é o medo, a aversão ou o ódio irracional direcionado contra a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais);

O que é direito à diferença? É o que garante a liberdade de cada um viver segundo sua própria natureza e sua característica cultural e pessoal (tais como a sua orientação sexual ou identidade de gênero) sem ser discriminado por isso.

O direito à igualdade e o direito à diferença são as faces de uma sociedade plural - é isso que faz de nós pessoas diferentes mas iguais perante a lei. 

 A companheira Patrícia, nos falou sobre Brasil - um Estado Laico.
Resumidamente, enfatizou que no Brasil não existe uma religião oficial, pois nossa Constituição Federal dispõe que somos um país de liberdade religiosa; Portanto, alegações do tipo "Deus não permite..." referentes a relacionamentos homoafetivos, são inconstitucionais.

Patrícia fez as seguintes considerações:

A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece que as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.

A Constituição Federal afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.

Todas as pessoas devem ser respeitadas e tratadas igualmente por quem quer que seja, inclusive pelo Estado.

Finalizando, nos falou de uma decisão histórica do STF, de maio de 2.011, quando reconheceu a união homoafetiva como entidade familiar e reconheceu ainda a legalidade para se requerer a habilitação ao casamento diretamente junto ao Registro Civil.


 Foi um tema muitíssimo envolvente, que todos ouviram com muito interesse, afinal, como disse nossa querida companheira Rosângela Novaes, "Dignidade Humana é tudo aquilo que não tem preço" -  um argumento de força inquestionável.

 Nosso companheiro e Past President Luiz Gustavo Klein Carlan, pediu a palavra para divulgar que no dia 26 de fevereiro, a partir das 22 horas, estará comentando a cerimônia de entrega do Oscar, ao vivo,  no Cine Roxy 5, entrada pela Av. Ana Costa.
Entrada: 1 kg de alimentos não perecíveis.
Parabéns e muito sucesso, Gustavo!

 A companheira Edna K. Daguer, Vice-Presidente e Presidente da Comissão de Eventos juntamente com a companheira Rosimeire Sant'Anna, Presidente da Comissão de DQA, informaram que em junho, quando nosso clube completará 5 anos, comemoraremos a data com uma festa a realizar-se na Maison 27 Buffet, Ilha Porchat.
Quando tivermos mais detalhes passaremos a vocês, aguardem!
O clube, por meu intermédio e da companheira Clo Ramalho, homenageou merecidamente as companheiras palestrantes,  Rosângela Novaes e Patrícia Gorisch.
Parabéns a todos os envolvidos em tão justa causa.
Um agradecimento especial às companheiras Rosângela e Patrícia pela brilhante palestra que proporcionaram ao nosso clube, levando informação e sensibilizando a todos.
Muito obrigada, companheiras!!!



AVISO   IMPORTANTE!

Não esqueçam de nosso compromisso no dia 25 de fevereiro, sábado, às 10horas, em frente a Ponte dos Práticos, quando nos reuniremos para, em comemoração ao aniversário de 107 anos  do Rotary, fazermos a distribuição de 1.000 folders do projeto distrital "Cuidado ao Mergulhar" - que trata da prevenção das lesões da coluna .



Participem, por favor!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário