terça-feira, 13 de março de 2012

32ª Reunião Ordinária - 08/03/2.012 - "Dia Internacional da Mulher"

 Composição da mesa diretora, da esquerda para a direita:
Edna K. Daguer, Vice-Presidente e Presidente da Comissão de Eventos;
Vera Leon, nossa palestrante;
Maria Lúcia T. Moita, Presidente Agregadora 2011-2012;
Mariângela F. Veiga, 1ª Diretora de Secretaria;
Cristina Campos, Presidente Eleita 2012-2013;

 Mariângela em seu expediente de Secretaria, divulgou mais uma vez o XVIII Encontro de ASFAR e Casas da Amizade - dia 29/03 das 8h00 às 16h00, na Casa da Fazenda do Morumbí, em S.P.;
Adesão: R$85,00, incluindo: Café da manhã, dinâmica de grupo, apresentação de dança, palestras, almoço com sorteio de brindes e desfile de modas;

Divulgou também o Seminário de DQA - Dificuldades e Tendências, a realizar-se no dia 24/03, das 8h00 às 12h00 no SENAI em S. Bernardo do Campo;

Ressaltou o valor do dólar rotário para o mes de março: R$1,76 - ótima oportunidade para contribuições à Fundação Rotária.

 A companheira Rosimeire Sant'Anna, Presidente da Comissão de DQA, convidou a todos a participarem de um passeio de bonde monitorado ao centro histórico de Santos,  no dia 17/03 às 11h00, local de encontro em frente à loja A Musical; Após o passeio, nos reuniremos no Café Carioca para saborearmos o famoso pastel e em seguida a degustação de um café especial na histórica Bolsa do Café.
Obrigada Rosi, por nos propiciar mais uma oportunidade de companheirismo.
Vamos participar!!!!

 Nossa querida companheira Isabela Castro de Castro, Presidente Fundadora do RCSBoqueirão, nos relembrou a história do dia 08 de março, "Dia Internacional da Mulher":
No dia 08 de março de 1.857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, fizeram uma grande greve, ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução da carga horária, de 16 para 10 horas diárias, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada: aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar, mas tentar diminuir, e quem sabe um dia, aniquilar o preconceito e a desvalorização da mulher.
Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
  Nossa palestrante Vera Leon, jornalista formada pela Universidade Católica de Santos,  fez também especialização em Psicologia Analítica Junguiana pela Faculdade de Ciências da Saúde de SP, onde mantém um grupo de estudos de sonhos , editora-executiva do Jornal "A Tribuna" e, como faz questão de salientar com muito orgulho, mãe do Sacha!
 Vera Leon desenvolveu o tema "Deusas do Olimpo e seus Arquétipos".
Arquétipos são padrões de comportamento que estão no inconsciente coletivo - nossa palestrante fez uma abordagem junguiana da psique da mulher.
Cada deusa possui um perfil, um traço que marca fortemente a sua personalidade, exs.:


Artemis - Ligada à natureza, preza a liberdade e não se interessa muito pelo casamento;

Atena - Nasceu da cabeça de Zeus, é uma mulher que nasceu pronta e seu interesse maior é a carreira profissional;

Demeter - É a que alimenta, que nutre, o objetivo maior é ser mãe;

Afrodite - É a deusa que respira mais sensualidade, daí a preocupação com o corpo e a preocupação com a beleza  serem para ela fundamentais;

Héstia - Uma deusa não muito conhecida que representa o fogo sagrado, o centro da casa, o aconchego do lar: é a que busca a união e a paz.
Então, através dos padrões de comportamento das deusas, podemos nos identificar mais ou menos com algumas delas e analisarmos qual desses perfis carregamos de forma mais exacerbada, e tentarmos equililibrá-lo;
Apesar de todas nós termos como eixo principal o perfil de uma delas, que é o que caracteriza realmente a nossa personalidade, durante a vida é muito normal oscilarmos pelos vários temperamentos das deusas de acordo com nosso momento, nossa idade, etc.; O importante é estarmos conscientes e atentas para "essas presenças", e refletirmos até que ponto de intensidade são benévolas ou não, e sabermos exorcizá-las quando e se necessário.
Ao final, nosso agradecimento à companheira Edna, responsável pelo belíssimo presente que proporcionou ao Rotary Club Santos-Boqueirão no Dia Internacional da Mulher:
a presença incomparável  e brilhante de Vera Leon.
Muito obrigada.
Também prestigiaram a palestra de Vera Leon,  Marinilza e Eustázio, casal Presidente de nosso clube padrinho, Rotary Club Santos-Praia, presenças sempre muito queridas em nosso clube.
Nossa querida companheira Giselle Cid Perez, Presidente da Comissão do HPV, nos noticia as conquistas de sua atuante comissão:

O Projeto Educacional do HPV do RCSBoqueirão, conseguiu neste ano de 2.012, através da Secretaria de Educação (SEDUC) entrar em duas escolas municipais, a partir do 2º semestre:
-Escola Municipal José Genésio;
-Escola Municipal Ayrton Senna.

Noticiou ainda, que brevemente teremos o lançamento de folders e de um filme educativo elaborado pela Agência 4.2,  para melhor viabilizar e ilustrar o projeto nas escolas.

À Giselle e a toda Comissão do HPV, os nossos parabéns pelas importantes conquistas.

Solicitamos aos companheiros que ainda não se engajaram em alguma das comissões de nosso clube, que procurem por favor, auxiliar a Comissão do HPV, pois a demanda de trabalho aumentou consideravelmente com a entrada nas Escolas Municipais.


AVISO   IMPORTANTE:

Não percam a reunião desta 5ª feira.
Estaremos recebendo nosso querido companheiro e Presidente Agregador do Rotary Club Santos-Oeste, Paulo Mauá, que nos falará sobre o maravilhoso projeto "Sopro Novo".
Conto com a presença de todos!!!!!!!!


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário